Serviços Disponíveis

  • Consulta ao acervo virtual

Os dados constantes nas etiquetas das exsicatas do Herbário OUPR já processadas e disponíveis para consulta podem ser acessados via "SpeciesLink" (Projeto Herbário Virtual da Flora e Fungos do Brasil - INCT) no link abaixo:

http://splink.cria.org.br/manager/detail?setlang=pt&resource=OUPR

Para fazer sua busca clique na palavra "consultar" e será aberto o formulário de dados onde é possível selecionar os campos desejados.

Salientamos que ainda não dispomos de imagens das exsicatas, apenas dos dados científicos constantes na etiqueta de cada uma delas. Caso seja necessário para sua pesquisa imagens das exsicatas favor solicitar à curadoria pelo email herbario@ufop.edu.br.

inct

  •  Empréstimos

Empréstimo de materiais botânicos (exsicatas) para fins de estudos científicos podem ser realizados mediante o envio de solicitação de empréstimo feito exclusivamente pelo curador responsável pela guarda temporária (em herbários indexados) por email (com assinatura digital) para o endereço:

                                                                           herbario@ufop.edu.br

O prazo para estudo e análise do material é de 12 meses, entretanto prorrogações podem ser solicitadas.

Já o empréstimo de material para coleta e herborização é realizado apenas para alunos, docentes e técnicos da UFOP, mediante agendamento junto à curadoria.

arquivo

O Herbário OUPR também recebe e analisa pedidos de empréstimo para fins de divulgação científica (realização de exposições) ou atividades extensionistas. Para maiores detalhes (prazos, cuidados, necessidade de supervisão) favor entrar em contato pelo email herbario@ufop.edu.br.

extensãoexposição

  •  Visitas 

Todas as visitas são realizadas apenas nos dias e horários normais de funcionamento da instituição.

visita

1. Visitas mediadas

Visitas mediadas ao acervo podem ser realizadas para grupos de até 20 pessoas mediante agendamento prévio junto à curadoria e têm duração média de 30 minutos.

2. Visitas acadêmicas

As visitas de pesquisadores, docentes e discentes para consulta ao material botânico devem ser previamente agendadas junto à curadoria do herbário para verificação de disponibilidade.

3. Visitas de identificação para projetos de consultoria ambiental

Conforme previsto no PCB/DEBIO 2010, a consulta ao acervo OUPR para fins de determinação de material botânico em projetos de consultoria ambiental particulares, ainda que realizado por docentes e/ou discentes da Universidade Federal de Ouro Preto, só podem ser feitas mediante o recolhimento de taxa específica (GRU – Guia de Recolhimento da União). Informações detalhadas sobre o procedimento podem ser consultadas no item Normas para identificação e incorporação de amostras de Licenciamento Ambiental no OUPR do PCB/DEBIO 2010.

 

pcb-debio_2010.pdf164 KB

Tal medida mostrou-se necessária após repetidos problemas de manutenção da coleção causados por pessoas não habilitadas ao manuseio de exsicatas. Apesar de possuir acesso público, seu uso para fins particulares geradores de renda (consultoria) permite a cobrança da taxa de uso, assim como feito por outras instituições similares, como o Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e outros.

Instruções para preenchimento da GRU:.

As taxas deverão ser pagas nas agências do Banco do Brasil S/A, através de Guia de Recolhimento da União - GRU a ser preenchida e impressa através do link <http://www.prof.ufop.br/arq_gru/serv_estudos_pesquisas_.html>, fornecendo os dados abaixo:

1. Unidade favorecida: código: 154046

2. Gestão: 15263

3. Nome da Unidade: Universidade Federal de Ouro Preto (aparece automaticmante quando preenchida o código da unidade)

4. Código de recolhimento (Digite apenas os números): 28838-1 (Serviços de Estudos e Pesquisa)

5. Número de referência: 09122010

6. Competência: “mm/aa” (não é necessário digitar a barra)

7. Vencimento: “dd/mm/aaaa” (não é necessário digitar as barras) de dois dias úteis após o contato com a curadoria e confirmação do acesso ao acervo OUPR

8. Contribuinte: digitar seu CPF ou CNPJ

9. Nome do contribuinte: digitar seu nome completo, sem abreviações

10. Valor principal : valor a ser pago (não é necessário digitar a vírgula). O valor a ser pago deve ser acordado diretamente com a curadoria, de acordo com os valores previstos na Política de Coleções Botânicas/ DEBIO.

11. Valor total: valor a ser pago (não é necessário digitar a vírgula)

12. Após o preenchimento dos campos, escolha a opção "emitir GRU" e imprima a guia a ser paga no Banco do Brasil.  

paisagem

  • Depósito de material testemunho (voucher)

O depósito de material testemunho botânico pode ser realizado para diferentes fins e é um serviço oferecido gratuitamente. Entretanto para ser incorporado à coleção o material deve seguir as recomendações constantes na Política de Coleções Botânicas do DEBIO/UFOP (2010).

Para uma breve orientação favor consultar o arquivo abaixo:

Manual para depósito de material testemunho no Herbário OUPR

gentianaceae

  • Emissão de declarações de aceite de depósito para concessão de licença de coleta

Toda solicitação de autorização de licença de coleta em unidades de conservação exige entre os documentos obrigatórios uma declaração da instituição que será a fiel depositária dos materiais testemunhos da pesquisa sendo executado.

A emissão deste documento é gratuita e feita da seguinte forma:

 1. O solicitante envia um mensagem para o endereço eletrônico herbario@ufop.edu.br com os dados:

a) Título do Projeto;

b) Nome do solicitante: se aluno de graduação ou pós-graduação exige-se também o nome do orientador, se empresa o CNPJ ou CRBio do profissional responsável pela execução do projeto.

2. A curadoria faz a documentação solicitada e imprime duas vias que serão assinadas e datadas;

3. Uma das vias fica arquivada no Arquivo da Curadoria e a outra é enviada ao solicitante;

4. Caso seja solicitado, o documento é escaneado e enviado eletronicamente.

No documento emitido o solicitante se responsabiliza por depositar o material segundo os critérios adotados pela Coleção depositária descritos na Política de Coleções Botânicas/ DEBIO-UFOP na forma de exsicatas.

Devido à frequente inadimplência por parte de pesquisadores e empresas de consultoria ambiental, que após obter o documento e a autorização de coleta não depositam o material no acervo OUPR, a curadoria adotou uma política interna aonde as declarações são emitidas e, se dentro de um ano não forem depositadas as exsicatas ou justificada formalmente por meio de ofício o motivo da ausência de depósito, será feita denúncia formal ao Ministério do Meio Ambiente e CGEN, que se encarregarão das medidas cabíveis de penalização. Além disso, a empresa ou pesquisador inadimplente não receberão novas declarações enquanto não regularizem sua situação junto à curadoria do Herbário OUPR.

Estas medidas foram tomadas visando a integridade do acervo OUPR e sua manutenção como fiel depositário junto ao CGEN, uma vez que anualmente é feito o relatório de atividades envolvendo acesso ao patrimônio genético, no qual são listadas as “DECLARAÇÕES DE ACEITE” emitidas no ano corrente, assim como os números de registro das amostras vinculadas aos respectivos projetos que foram depositadas.