-
Consulta ao acervo virtual
Os dados constantes nas etiquetas das exsicatas do Herbário OUPR já processadas e disponíveis para consulta podem ser acessados via "SpeciesLink" (Projeto Herbário Virtual da Flora e Fungos do Brasil - INCT) no link abaixo:
http://splink.cria.org.br/manager/detail?setlang=pt&resource=OUPR
Para fazer sua busca clique na palavra "consultar" e será aberto o formulário de dados onde é possível selecionar os campos desejados.
Salientamos que ainda não dispomos de imagens das exsicatas, apenas dos dados científicos constantes na etiqueta de cada uma delas. Caso seja necessário para sua pesquisa imagens das exsicatas favor solicitar à curadoria pelo email herbario@ufop.edu.br.
-
Empréstimos
Empréstimo de materiais botânicos (exsicatas) para fins de estudos científicos podem ser realizados mediante o envio de solicitação de empréstimo feito exclusivamente pelo curador responsável pela guarda temporária (em herbários indexados) por email (com assinatura digital) para o endereço:
O prazo para estudo e análise do material é de 12 meses, entretanto prorrogações podem ser solicitadas.
Já o empréstimo de material para coleta e herborização é realizado apenas para alunos, docentes e técnicos da UFOP, mediante agendamento junto à curadoria.
O Herbário OUPR também recebe e analisa pedidos de empréstimo para fins de divulgação científica (realização de exposições) ou atividades extensionistas. Para maiores detalhes (prazos, cuidados, necessidade de supervisão) favor entrar em contato pelo email herbario@ufop.edu.br.
-
Visitas
Todas as visitas são realizadas apenas nos dias e horários normais de funcionamento da instituição.
1. Visitas mediadas
Visitas mediadas ao acervo podem ser realizadas para grupos de até 20 pessoas mediante agendamento prévio junto à curadoria e têm duração média de 30 minutos.
2. Visitas acadêmicas
As visitas de pesquisadores, docentes e discentes para consulta ao material botânico devem ser previamente agendadas junto à curadoria do herbário para verificação de disponibilidade.
3. Visitas de identificação para projetos de consultoria ambiental
Conforme previsto no PCB/DEBIO 2010, a consulta ao acervo OUPR para fins de determinação de material botânico em projetos de consultoria ambiental particulares, ainda que realizado por docentes e/ou discentes da Universidade Federal de Ouro Preto, só podem ser feitas mediante o recolhimento de taxa específica (GRU – Guia de Recolhimento da União). Informações detalhadas sobre o procedimento podem ser consultadas no item Normas para identificação e incorporação de amostras de Licenciamento Ambiental no OUPR do PCB/DEBIO 2010.
pcb-debio_2010.pdf | 164 KB |