Programas de pós-graduação

  • Mestrado em Biomas Tropicais

O Programa de Pós Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais tem como objetivo promover a integração de metodologias oriundas de diferentes disciplinas, a fim de construir conhecimentos inéditos sobre dinâmicas ecológico-evolutivas, relacionando interfaces complexas, nominalmente entre a ecologia, geologia, processos ecofisiológicos e biodiversidade funcional. O estudo de habitats vulneráveis e ambientes adversos e/ou extremos, contextualizado em seus biomas, é o caminho prioritário para a construção deste conhecimento integrador. Neste momento, a maioria das pesquisas enfocam os biomas típicos das zonas de transição montanas de Minas Gerais, ecossistemas marinhos da costa brasileira e antártica, o cerrado do Planalto Central brasileiro e florestas úmidas da região Neotropical (Panamá, Amazônia, e Mata Atlântica).

O profissional a ser formado deve ser treinado de maneira integradora, tendo para tal uma disciplina de desenhos experimentais e análise de dados, disciplinas de ecologia teórica (três optativas) e uma disciplina de campo (obrigatória) de ecologia como ferramentas básicas. Por outro lado, o caráter inovador é definitivo para a consolidação do perfil e, logo, dos objetivos científicos deste programa. Assim, além de uma disciplina básica em filosofia da ciência, será oferecida uma disciplina em modelização matemática, como ferramental intelectual para trabalhos interdisciplinares. A partir desta base, uma série de outras disciplinas optativas são oferecidas para aprofundar a capacidade de trabalho dos profissionais em suas linhas específicas de pesquisa.

Link: http://www.biomas.ufop.br/index.php

  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

O curso se destina essencialmente ao desenvolvimento profissional de professores de Física, Química e Biologia que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, e tem como objetivo qualificar esse profissional, tornando-o mais capaz de refletir e repensar sua prática docente, reorientando-a nos aspectos que forem necessários. Nesse sentido, seu foco se encontra na ampliação dos conhecimentos científicos, no aprofundamento dos saberes didático-pedagógicos e no desenvolvimento da autonomia e da reflexão sobre a própria prática.

Link: http://www.mpec.ufop.br/