Quem foi "Jorge Luis da Silva"

• Serra da Brígida, Ouro Preto - MG
  • Cachoeira das Andorinhas, Ouro Preto - MG
  • Itacolomi, Ouro Preto - MG
  • Ouro Branco
  • Serra da Brígida, Ouro Preto - MG
  • Itacolomi, Ouro Preto - MG
  • Serra da Piedade, Caeté - MG

Jorge Luis da Silva, ou simplesmente "Jorjão", iniciou suas atividades na área botânica como auxiliar do Professor José Badini na antiga Escola de Farmácia de Ouro Preto, aos 15 anos de idade, em 1968. Durante os vários anos que esteve ao lado do Prof. Badini, Jorge não perdeu nenhuma oportunidade de aprender sobre a Scientia Amabilis, tornando-se um leal aprendiz. Essa convivência o permitiu conhecer muitas localidades de Ouro Preto e região, assim como a flora encontrada nessas cercanias.

Seu impressionante conhecimento da flora local o colocou em contato com inúmeras pessoas interessadas nas espécies botânicas da região, tanto da comunidade acadêmica, quanto da não acadêmica. A todos atendia com igual humildade, gentileza e educação, o que se reflete nas boas lembranças de todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele.

Foram 48 anos dedicados ao trabalho e ao conhecimento botânico, sempre com um brilhante senso de humor. Seja auxiliando em atividades de campo, coletando para as aulas práticas ou organizando o Herbário "Professor José Badini", com o qual contribuiu com milhares de amostras. Muitas delas inclusive, coletadas em seus momentos de lazer, pelo simples prazer em conhecer um pouco mais sobre as espécies botânicas de nossa flora.

Homenageado ainda em vida em diferentes oportunidades, como servidor em destaque da UFOP e como servidor homenageado pelos alunos, Jorge também teve a oportunidade de participar da inauguração do Horto Botânico do ICEB que recebeu seu nome, em 2011.

Jorge Luis da Silva nos deixou dia 08 de julho de 2016, porém, permanece vivo na memória de amigos e familiares, inspirando-os a prosseguir na luta pela conservação e conhecimento da flora local.