Breve Histórico

A área hoje ocupada pelo Horto Botânico "Jorge Luiz da Silva" foi inicialmente parte do projeto arquitetônico e paisagístico do ICEB da década de 1990 de autoria da arquiteta Gilda C. Dias e dos arquitetos Maurício S. de Castro e Alexandre A.S. Martins, com grandes canteiros elevados em forma de peças de um quebra-cabeças, sendo finalizado em 1995. Um vão central foi projetado, ainda em 1991, inicialmente para ser ocupado por uma estufa ou casa de vegetação, porém, não houve sua implantação.

projeto paisagistico ufop

Detalhe do Projeto Paisagístio do Campus Morro do Cruzeiro de 1993

detalhe hortoDetalhe do Projeto do Horto Medicinal (ICEB) de 1991.

Em meados de 1997, a Diretoria do ICEB solicitou aos então professores do DECBI, Prof. Hildeberto Caldas de Sousa  e Profa. Maria Cristina Teixeira Braga Messias, auxílio para a implementação do Horto previsto no projeto original, sendo sugerida então a criação de um Horto Medicinal no Campus Morro do Cruzeiro, a exemplo do Horto que existia nas antigas instalações da FEBEM (Passadez, Ouro Preto), iniciado sob a coordenação do Prof. José Badini, onde os participantes  do "Projeto Jovem de Ouro" (programa sócio educativo mantido pela Prefeitura de Ouro Preto) cultivavam e produziam mudas de espécies de uso medicinal de Ouro Preto e região.

Teve início então as atividades no local, com a criação de uma Unidade Demonstrativa para fins de ensino, pesquisa e extensão. O então "Horto Medicinal" contava com cerca de 35 espécies vegetais, sendo mantido por um servidor técnico administrativo da UFOP, docentes da Botânica e inúmeros alunos.

horto antigo 1Vista parcial do antigo Horto Medicinal do ICEB em 2007.

horto antigo 2Detalhe do Horto Medicinal antigo do ICEB em 2007 (área projetada para receber a casa de vegetação).

Apesar das dificuldades encontradas para a adequada manutenção (principalmente orçamentárias), lentamente o Horto Medicinal foi incrementado e atendeu diferentes demandas nas próximas décadas.  

Após a captação de recursos para a construção de duas estufas por parte de professores do DEBIO, o local foi escolhido e passou por adaptações em 2010 para que pudesse atender plenamente as novas demandas, principalmente àquelas oriundas do curso de graduação em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Biomas Tropicais.

A inauguração das novas instalações foi realizada em 08 de junho de 2011 e contou com a presença da comunidade do ICEB, do Vice-Reitor da UFOP, da Diretora da Escola de Farmácia, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-reitora adjunta de Planejamento, além do próprio homenageado, Jorge Luis da Silva, e seus familiares.